admin Nenhum Comentário

Links são geradores poderosos de tráfego para seu site: além de atraírem diretamente visitantes para sua página, eles são um dos itens mais importantes utilizados pelo algoritmo do Google para reconhecer a autoridade do seu domínio e lhe trazer visitas orgânicas.

Segundo pesquisa da Backlinko com 1 milhão de buscas no Google, entre 11 critérios analisados, a variedade e autoridade dos links que apontam para seu site são os que apresentam maior correlação com um bom posicionamento.

São muitas as estratégias white hat utilizadas para se conseguir estes almejados ativos virtuais, mas centrarei meus comentários sobre aquelas que considero as principais: assessoria de imprensa, guest blog e publicações espontâneas.

TABELA_SERVIOS_PRESSWORKS.jpg

1) Assessoria de Imprensa

Para esta estratégia, o formato do conteúdo é o press release (ou “comunicado à imprensa”), que consiste em um texto com linguagem jornalística, com a opção incluir imagens, infográficos, vídeos e animações. Essas informações são divulgadas para jornalistas relevantes para aquele tema por meio de uma agência de assessoria de imprensa.

A escolha do assunto do release é crítica, pois ele deve despertar o interesse da mídia para ser veiculado, caso contrário irá para a gaveta. Este é o ponto onde mora o erro mais comum dos caçadores de links: elaborar conteúdos sobre, por exemplo, o lançamento de um novo site ou o aniversário de “X” anos da empresa, que são pouco relevantes para o público externo. Nestes casos, a chance de veiculação de uma matéria é bastante reduzida.

Um release deve compartilhar um fato interessante e/ou despertar emoções para ser atrativo. Elaboramos um guia rápido de boas histórias que podem lhe inspirar para escrever um press release:

Brainstorming para identificar bons temas para releases

Consegue gerar um conteúdo que _____________________

  • Mostra como ideias, produtos ou serviços inovadores resolvem problemas comuns
  • Transforma um tema complexo em dicas simples que podem ser seguidas
  • Conta casos de sucessos que podem servir de exemplo
  • Dá orientações de como economizar ou ganhar dinheiro
  • Traz a continuação de uma história que acompanhamos
  • Inspira a agirmos de forma diferente
  • Traz um ranking (de maiores, melhores, etc.) de uma determinada categoria
  • Ajuda a reinterpretar o passado de forma diferente
  • Dá uma visão de como será o futuro
  • Conta algum segredo
  • Mostra que existem mais opções ou detalhes do que estamos acostumados a pensar
  • Nos encoraja a não desistir
  • Nos educa de forma divertida
  • Conta histórias com desfechos improváveis ou com reviravoltas
  • Desperta fortes emoções, como alegria, esperança ou compaixão
  • Articula de forma lógica uma ideia que está no ar
  • Demonstra como o mundo mudou
  • Aumenta nossa autoestima ou dá orgulho do nosso país, região, cidade ou de pertencer a algum grupo

2) Guest blog

Quando um blog publica artigos de autores externos geralmente exige que o conteúdo seja exclusivo. Portanto, é importante escolher com critério quais são os sites que justificam que você elabore um texto para publicação única: avalie a autoridade de domínio, número médio de compartilhamentos dos posts e se é praxe do editor aceitar a publicação de hyperlinks.

É importante ter clareza de quais são os sites em que seu público-alvo costuma se abastecer de informações. Verifique quem são os autores no feed para entender se a aceitação de textos de terceiros já é prática comum ou não: isto lhe ajudará a fazer sua oferta de parceria. Lembre-se que oferecer permuta delinks não é uma boa ideia para esta equação: o Google não reconhece a legitimidade desta prática.

3) Reivindique links de publicações espontâneas

Se sua empresa já está no mercado há algum tempo, é possível que ela tenha recebido citações de outros sites, por exemplo, participações em eventos/congressos, depoimentos de clientes ou artigos antigos de sua autoria. É comum que domínios com os quais você sequer teve algum tipo de contato reproduzam matérias publicadas em grandes portais de notícias que façam menção à sua empresa.

Faça uma busca pela sua marca, nome de produtos e principais executivos no Google, e verifique se estas publicações espontâneas têm hyperlink. Em caso negativo, entre em contato com o webmaster e/ou editor do site, agradeça a publicação e peça a inserção do hyperlink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *